Ambientalismo x Capitalismo

4 de julho de 2011

Atualmente, uma grande polêmica foi gerada pelo novo Código Florestal, texto elaborado por Aldo Rabelo.

Esse código é feito para estipular regras para preservar o meio ambiente nas propriedades rurais, ele fala o quanto cada produtor deve preservar em seu espaço, se preocupando principalmente com as APPs e com a reserva legal, que é uma área feita apenas pela mata nativa e não pode ser desmatada.

Com o novo código, houve vários debates entre os ambientalistas e os ruralistas, pois os ambientalistas acreditam que com o novo código a devastação da área será facilitada e o meio ambiente não será bem preservado, visando apenas o lado dos ruralistas e os ruralistas falam que o código antigo era muito rigoroso e pouco produtivo.

Bom, para os pequenos produtores com produção apenas para sua subsistência, o antigo código era mesmo muito pouco produtivo para eles, mas os grandes produtores que já estão no mercado se beneficiaram muito mais.

Tinha que ser feito uma vistoria e para os pequenos produtores devia prevalecer o novo código, mas respeitando todas as nascentes e matas ciliares, e para os grandes produtores assumiria o antigo código, pois eles possuem estrutura e capital suficiente para poderem ceder uma parte maior de suas terras e para recompor a mata nativa. Sabemos que seria muito difícil de realizar, e geraria muita crítica perante os ruralistas, mas seria o ideal.

Os ambientalistas estão certos, não podemos esquecer o nosso meio ambiente em troca de um lucro para os produtores. Mas infelizmente só quando toda a mata for destruída é que irão dar importância á ela.

Lorena A. Prado – 9ºB

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB