Glaciações:causas e efeitos

15 de fevereiro de 2011

Uma glaciação é um período da historia em que a temperatura do planeta abaixa em um curto período, causando o aumento das calotas polares,a mudança do relevo e a extinção de espécies.

Atualmente estamos em um período denominado de “interglaciar”, ou seja, entre um período de glaciação e outro (provável) com o gelo ocupando cerca de 10% da área total do planeta e concentrado principalmente nas regiões polares. Durante os períodos de glaciação o gelo chegou a cobrir 32% da terra e 30% dos oceanos, desta forma, passou a se acumular também no topo de montanhas e, devido à força da gravidade e ao próprio peso, enormes massas de gelo e neve chamadas de “glaciares” foram se deslocando causando profundas alterações no relevo.

Existem várias teorias sobre a causa de glaciações. A mais aceita é a do matemático iugoslavo Milutin Milankovitch,que defende que o clima da Terra é determinado pela irradiação solar no planeta.Ela pode mudar,pela distância entre os dois corpos, a inclinação da Terra e o modo como ela gira em seu próprio eixo.

As glaciações podem mudar o nível do mar,pois congelam a água e depois,quando se descongelam,a água pode vir a invadir o continente. O frio extremo também pode matar animais,tanto de frio quanto de fome,pois o frio pode matar as plantas,o que viria a destruir o ecossistema mundial.

Fontes: http://www.infoescola.com/clima/glaciacoes/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/idade-do-gelo/glaciacoes-e-extincao-de-grandes-mamiferos-nas-americas.php

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB