Belo Monte: benefícios ou impactos negativos?

12 de julho de 2011



Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica cujo objetivo seria gerar uma energia de custo menor. Há vinte anos a área está sendo pleiteada e muitas polêmicas rondam o projeto. Existem muitos argumentos contra a conclusão da aprovação do projeto da obra com relação aos impactos ambientais e sociais que serão causados.

O projeto está previsto para começar a operar em 2015, podendo gerar até 11 mil e 200MW em sua capacidade máxima, mas devido à constante estiagem que normalmente ocorre durante este período a produção cairia pela metade não atingindo o objetivo proposto. A barragem está situada longe dos centros consumidores o que dificultaria o transporte e encareceria a produção.

A hidrelétrica será a 3ª maior do mundo ocupando 516 Km² do território onde se situa o Rio Xingu. Terminada a construção uma perda irreversível será causada e centenas de espécies seriam afetadas assim como as reservas naturais de várias tribos indígenas. Existe, também, a questão do desmatamento que fora subestimada no EIA. O trecho da vazão reduzida afetará mais de 100 quilômetros prejudicando a distribuição de água na região. A construção ocasionará escassez alimentar e insegurança hídrica, entre outros.

O projeto, também, gerará mais de trinta mil empregos tanto direto quanto indiretos. A questão suscita outro problema qual seja: a população que buscará esse novo emprego afluirá as onze cidades vizinhas à barragem e estas não apresentam infra estrutura para suportar esse aumento populacional que provocará um súbito inchaço.

Analisando os benefícios e os impactos ambientais que a construção da Usina Hidrelétrica trará, observa-se que os benefícios estão em menor número, pois a energia gerada ali não atingirá sua capacidade total, muitas cidades sofrerão com a super população, as reservas indígenas e o meio ambiente como um todo na região do Rio Xingu sentirão o impacto sendo reduzido seus recursos hídricos e alimentares.



Alunos: Enrico, Jéssica, Salomão e Matheus Henrique Ano: 9º ano C



0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB