Tragédia no Japão

15 de julho de 2011

      Em 1933, no Japão, ocorreu um terremoto que causou cerca de 3 mil mortes e em 2010 algumas áreas do país sofreram danos depois de um tsunami, causado por um terremoto no Chile. No início de 2011 o Japão foi novamente afetado por outro tsunami, consequência de um terremoto que ocorreu a 130km a leste de Sendai. Ao longo do tempo, o Japão se preparou para momentos assim.
     Definitivamente foi um terrível acontecimento, o tsunami arrastou várias construções e automóveis em cidades do litoral próximas ao epicentro. O terremoto de 8,9 graus na escala Richter deixou, de acordo com a agência Kyodo, cerca de 1700 mortos nas primeiras horas e vários desaparecidos.
     Apesar do Japão ser um país preparado para acontecimentos assim, com construções adaptadas (paredes flexíveis e resistentes em prédios) e uma população "treinada", eles não esperavam a magnitude do tremor e o caos causado pelas explosões das usinas nucleares (o acidente foi comparado ao de Chernobyl, o maior da história).
     Ainda hoje a população japonesa sofre as consequências, o governo continua tentando reparar os grandes danos sofridos com o terremoto e a explosão nuclear de Fukushima, que causou várias mortes (tanto pelo tsunami, quanto pela radiação). O Japão vai novamente se recuperando de mais uma tragédia. A humanidade não consegue evitar acontecimentos naturais como esse, mas, felizmente, consegue se recuperar.


Alexandre, Bárbara, Lucas e Matthews - 9º ano C

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB