Osama Bin Laden

15 de julho de 2011


Osama Bin Laden, o homem que fora o mais procurado no mundo desde o atentado em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, foi morto por um comando especial das forças americanas, numa casa na cidade paquistanesa de Albottabad. Sua morte foi um símbolo da guerra contra um inimigo que não tem forma, nem lugar: o terrorismo.

O surgimento da violência promovida por Bin Laden sofreu forte influência das tensões religiosas muçulmanas, o que o levou a dedicar altas quantias ao financiamento de guerrilheiros afegãos, incluindo a construção de campos de treinamento militar destinados a preparação de novos guerrilheiros muçulmanos, a Al Qaeda.

A luta de Bin Laden, inicialmente levada pela religião, se transformou em uma perseguição aos Estados Unidos, pois era uma maneira de protestar contra a sua supremacia hegemônica capitalista e sua política imperialista.

Para muitos, a morte de Bin Laden é tida como um marco para o fim do terrorismo. Apesar disso, ela representa a instabilidade da região, sendo uma forma de motivação a seus seguidores e ocasionando muitas tensões provocadas pelas diferenças religiosas, políticas e pela desigualdade acentuada nas relações entre países.

Nomes: Ana Luisa, Douglas, Fernanda e Paulo.

Série: 9º ano C

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB