Egito: Conflitos e Manifestações.

29 de junho de 2011

     O Egito, com o nome oficial República Árabe do Egito, é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai na Ásia, o que torna o estado transcontinente. Ele limita com a Líbia, a sul com o Sudão e a lesta com a faixa de Gaza de Israel. O litoral norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo Mar Vermelho.
      Atualmente, vem acontecendo uma série de manifestações e protestos no Egito, os conflitos entre povo e autoridades são contra o governo do presidente Hosmi Mubarak, que está na ditadura há 30 anos no poder.
     Os motivos para as manifestações são que os egípicios se queiram dos altos índices de desemprego, do autoritarismo do governo, dos níveis elevados de corrupção, da violência policial, leis de estado de exceção, o desejo de aumentar o salário mínimo, falta de moradia, inflação, falta de liberdade de expressão e mais condições de vida. Sendo o principal objetivo dos protestos, derrubavam o regime do presidente Hosmi Mubarak.
     Um funcionário norte-americano afirmou que os protestos são “uma grande oportunidade” para que o Murabak,que é um dos principais aliados dos EUA na região,promove as reformas políticas.Enfim, o Egito está passando por uma manifestação contra o presidente que está fazendo com que ocorram estas desigualdades, protestos dentre outros.
            Os Estados Unidos estão comprometidos em garantir que as mudanças políticas no Oriente Médio, incluindo o levante no Egito, não ameacem Israel, disse o vice-secretário de Estado norte-americano, James Steinberg, na quinta-feira.Seja qual for o novo governo no Egito, ele precisará “honrar o tratado de paz histórico do Egito com Israel”, afirmou Steinberg aos congressistas dos EUA.“Estamos comprometidos em garantir que as mudanças políticas nas fronteiras de Israel não criem novos perigos para Israel e região”, disse ele, num depoimento ao Comitê de Assuntos Externos da Casa dos Representantes.
O governo norte-americano ficará atento contra as tentativas de “sequestrar” a reforma no Egito para fazer avançar o extremismo, disse ele. O Egito tem sido sacudido por duas semanas de protestos exigindo a saída do presidente Hosni Mubarak, no poder há 30 anos, antes do fim do seu mandato em setembro. Mubarak recusa-se a deixar o cargo, mas diz que não concorrerá à reeleição. Steinberg indicou que os EUA prosseguiriam a ajudar economicamente o Egito, dizendo que o país apoiará grupos democráticos e a retomada econômica. A assistência norte-americana ao Cairo é de cerca de 1,5 bilhões de dólares por ano. A maior parte desse valor, porém, consiste em auxílio militar.
Nomes: Camilla Cássia, Tacyana Clara, Artur Henrique e Brendon Fortes.
Números: 09, 28, 1, 2.     Série: 9º A    Professora: Tatiane.    Matérias: Geografia/ Portugês.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB