Combustíveis no Brasil

24 de junho de 2011

A partir da Segunda Guerra Mundial, o Brasil começou a buscar fontes de combustível, como o petróleo. Já o etanol surgiu, aqui no Brasil, na década de 80. Nos dias de hoje, o Brasil já tem veículos a gás e à eletricidade, mas não são tantos quanto os movidos à gasolina (derivada do petróleo) e álcool (nome dado ao etanol).

O petróleo, que tem grande parte de suas reservas no Oriente Médio, desde a Segunda Revolução Industrial, é usado como um importante combustível. No ano passado, a ANP (Agencia Nacional de Petróleo) informou que havia grande quantidade de petróleo em um lugar conhecido como Pré-Sal.

O Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo. O etanol é um dos principais prováveis substitutos do petróleo, que vem causando grandes problemas ambientais por causa da emissão de CO2 causada por sua queima e colaborando para o aquecimento global. Ele é uma das cogitações para substituí-lo por ser uma energia “limpa” (na verdade, ela também provoca danos no meio ambiente) e renovável. No Brasil, o etanol é uma das principais fontes de combustível para os veículos.

No início deste ano, o álcool e a gasolina estão mais caros. Os conflitos no Oriente Médio, a entressafra (período em que diminui a produção de cana no país) e a inflação colaboraram para esse aumento de preço.

Pode-se concluir que o petróleo e o etanol no Brasil são essenciais, pois movimentam a economia brasileira e fazem parte de toda a vida dos brasileiros.

Grupo: Mateus P, Letícia,

Murilo e Arcédio.

9°B

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB