A tecnologia e as invenções aliadas à sustentabilidade

28 de setembro de 2011

Hoje em dia, em um mundo tão globalizado, há um enorme fluxo de informação. Mas as pessoas devem ter em mente que a globalização e a evolução mundial também devem ser utilizadas a favor do meio ambiente. Existem sites na internet que são um ótimo meio de compartilhar e provomer ações a favor da sustentabilidade, como exemplo:

É uma comunidade on-line de troca de objetos entre usuários, que reúne grupos em mais de 5 mil cidades, inclusive brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e até Uberlândia).
 

Este site  estimula a carona entre funcionários de empresas na cidade de São Paulo. O sistema é organizado por diversas ferramentas online e cadastro que garantem segurança e controle. Contribui bastante para a redução de carros nos centros urbanos.

 
Traça rotas para chegar a um destino de carro, de ônibus, a pé ou de metrô, além de estimar o tempo que você gasta no trajeto


Por meio de aplicativos para celular é possível colocar fotos de plantas e animais no site do Projeto Noah. Lançado em fevereiro de 2010 por Yasser Ansari, Martin Ceperley, Peter Horvath e Bruno Kruse, trata-se de um aplicativo para celulares que funciona como uma espécie de jogo da biodiversidade. É só baixar o programa e seguir as instruções, como explicou o jornalista Thiago Carrapatoso, em seu blog: "Você deve fotografar animais ou plantas que encontra pelo caminho, inserir um breve descritivo, algumas palavras-chave e habilitar o GPS para que o sistema saiba em qual ponto do mundo você está. Pronto! O seu registro subirá para o sistema". O Project Noah tem o suporte da National Geographic (Sociedade). Mostra a diversidade no planeta e serve como apoio à preservação das espécies.

Outras coisas muito interessantes são as invenções criadas por algumas empresas para apoiar na proteção do planeta (reciclagem, economia, aproveitamento de água da chuva). Veja a seguir, algumas possibilidades que você pode encontrar no mercado:

  •  Você pode armazenar dois mil litros de água da chuva com o tanque Slim, inspirado em modelos criados na Austrália e fácil de instalar em pequenos espaços. 
  •  Pode substituir o sabão e o amaciante na lavadora pela Eco Laundry Ball. Ela limpa e amacia a roupa gerando economia no bolso e menos poluição nas águas.
  •  Você pode usar, em vez de copos de plástico normais, o Biocopo, que é feito de papel certificado, uma fonte renovável, e suporta bebidas quentes e frias.
  •  O veículo elétrico já é uma realidade comercial no exterior com o Nissan Leaf. Destaque em 2011, esse hatch de cinco lugares faz 160 km com uma única carga e baixa emissão de dióxido de carbono.
  •  Pode criar um jardim na cobertura da casa é com o Ecotelhado, por meio de módulos. Ele vem equipado com uma placa para autoirrigação.
  •  As garrafas Pet são recicladas em fibras para rechear o travesseiro Ecofriendly.  Revestido de percal 200 fios, cada unidade usa 15 garrafas.
Infelizmente, as alternativas melhores para o meio ambiente são muitas vezes mais caras ou inacessíveis. O melhor a se fazer, é incentivar o uso de produtos assim, que faz bem para as pessoas e para a natureza.

Assista abaixo o comercial do sabonete Greenvana, que vem em uma caixinha com sementes. Assista:



Enrico, 9º ano C
Fontes de pesquisa:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/revanche-nerds-633656.shtml
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/caia-real-ferramentas-internet-aplicativos-celular-633655.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB