Curiosidades sobre o lixo do planeta

28 de setembro de 2011

A todo momento, pessoas e empresas produzem lixo. Ele nada mais é do que "todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso1". Cerca de 76% do lixo produzido diariamente no Brasil são despejados à céu aberto. Apenas 10% vai para lixões controlados e 9% para aterros sanitário. O pior de tudo isso é que apenas 2% de todo o lixo é reciclado no Brasil. A queima do lixo é prejudicial ao meio ambiente, pois aumenta o nível de dióxido de carbono, prejudicial também à saúde humana. Um dos tipos de lixo mais prejudiciais é o plástico (sacola, embalagens). Ele demora mais de 100 anos para se decompor e sua reciclagem deveria ser quase obrigatória. Clique na legenda da imagem abaixo para ser redirecionado à um infográfico (da National Geographic Brasil) que mostra os possíveis (e ruins) "finais" do plástico no mundo:


Clique aqui para visualizar o infográfico
O que você pode fazer

Faça a coleta seletiva, que consiste em separar o lixo por material para facilitar na reciclagem. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, ela também significa uma grande vantagem para o meio ambiente já que diminui a poluição dos solos e rios. O planeta também agradece para situações terríveis como as do infográfico não continuem a acontecer. Assista ao vídeo abaixo, que fala da importância das atitutes simples, que podem mudar o mundo:



TESTE DE SUSTENTBILIDADE
Não deixe de fazer o teste da sustentabilidade (clique aqui), onde a revista Super Interessante dirá se você quer o bem do planeta ou não. Lembre-se, seja sincero com suas respostas!

Fontes de pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm
http://www.limpabrasil.com/site/sobre/indices-do-lixo-no-brasil/
http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/



0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB