26 de fevereiro de 2011


Aquecimento global e alteração das regiões polares

As regiões polares – o Ártico a norte e a Antárctida a sul – estão a passar por alterações ambientais sem precedentes, as quais terão grandes impactos sobre os povos, o clima e os ecossistemas de todo o mundo. Para os cientistas, essas regiões são as mais importantes fontes de informação para a investigação das alterações climáticas.

As características especiais das regiões polares significam que elas têm um grande impacto no clima do planeta. Os pólos agem como as duas “fontes de frio” da Terra, absorvendo calor e influenciando as correntes oceânicas e os padrões eólicos e pluviais. As calotas polares também contêm cerca de três quartos das reservas de água doce do mundo. À medida que começam a derreter devido ao aquecimento global, libertam água adicional para os oceanos.

As regiões polares estão a aquecer ao dobro da velocidade do resto do mundo. Isso é especialmente dramático no Ártico, onde as temperaturas médias de algumas áreas subiram mais de 2°C desde a década de 1950, o que significa que o gelo marinho está a derreter especialmente depressa.

Segundo a NASA (a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos EUA), em apenas um ano perdeu-se uma área de gelo marinho permanente do tamanho do estado americano do Texas. As projeções demonstram que o Ártico poderá ficar privado de gelo durante os Verões da parte final deste século, com alguns a sugerirem que isso poderá já começar a acontecer a partir de 2040.

Fonte : http://ec.europa.eu/clima/sites/campaign/news/news03_pt.htm


Amanda e Isabella 9ºB



0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB