Erosão Glacial

22 de fevereiro de 2011

Erosão Glacial


Primeiramente, o que é uma erosão?
A erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d'água.
* Erosão glacial
As geleiras (glaciares) deslocam-se lentamente, no sentido descendente, provocando erosão e sedimentação glacial. Ao longo dos anos, o gelo pode desaparecer das geleiras, deixando um vale em forma de U ou um fiorde, se junto ao mar. Pode também ocorrer devido à susceptibilidade das glaciações em locais com predominância de rochas porosas. No verão, a água acumula-se nas cavidades dessas rochas. No inverno, essa água congela e sofre dilatação, pressionando as paredes dos poros. Terminado o inverno, o gelo funde, e congelará novamente no próximo inverno. Esse processo ocorrendo sucessivamente, desagregará a rocha, após um certo tempo, causando o desmoronamento de parte da rocha, e conseqüentemente, levando à formação dos grandes paredões ou fiordes.
Quais são os outros tipos de erosão?
Erosão por gravidade: Deslize numa montanha, a água debilitou o solo.Consiste no movimento de rochas e sedimentos montanha abaixo principalmente devido à força da gravidade.
Erosão pluvial:Também chamado de deslizamento de terra: a água da chuva que provoca um desprendimento da camada superior, e esta camada desliza de encostas. Também ocorre nas margens de rios.
Erosão eólica:Ocorre quando o vento transporta partículas diminutas que se chocam contra rochas e se dividem em mais partículas que se chocam contra outras rochas. Podem ser vistas nos desertos na forma de dunas e de montanhas retangulares ou também em zonas relativamente secas.
Erosão marinha:A erosão marinha actua sobre o litoral modelando-o e deve-se fundamentalmente à acção de três factores: ondas, correntes e marés.Tanto ocorre nas costas rochosas bem como nas praias arenosas.Os danos causados podem ir desde a destruição das habitações e infra-estruturas humanas, até a graves problemas ambientais.
Erosão química:Envolve todos os processos químicos que ocorrem nas rochas. Há intervenção de fatores como calor, frio, água, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas. Este tipo de erosão depende do clima, em climas polares e secos, as rochas se destroem pela troca de temperatura; e em climas tropicais quentes e temperados, a humidade, a água e os dejetos orgânicos reagem com as rochas e as destroem.
Quais os efeitos de erosões sobre a paisagem?     
Efeitos poluidores da ação de arraste
- Os arrastamentos podem encobrir porções de terrenos férteis e sepultá-los com materiais áridos;
- Morte da fauna e flora do fundo dos rios e lagos por soterramento;
- Turbidez nas águas, dificultando a ação da luz solar na realização da fotossíntese, importante para a purificação e oxigenação das águas;
- Arraste de biocidas e adubos até os corpos d'água e causarem, com isso, desequilíbrio na fauna e flora nesses corpos d'água (causando eutroficação por exemplo).
Outros danos
- Assoreamento: que preenche o volume original dos rios e lagos e como conseqüência, vindas as grandes chuvas, esses corpos d’água extravasam, causando as enchentes;
- Instabilidade causada nas partes mais elevadas podem levar a deslocamentos repentinos de grandes massas de terra e rochas que desabam talude abaixo, causando, no geral, grandes tragédias (ver deslizamento de terra).

11 comentários:

DIABO disse...

ESTE COMENTARIO É RUIM PORCARIA VA TOMA NO CU

Anônimo disse...

Shoooooooooooooooooooooooooooow , eu vo apresenta essa postagem hoje na escola na materia de geografia , escolhi esse tema nao sei porque , mais vi que valeu a pena , muito obrigado ... voc's estao de parabens !

Anônimo disse...

vlw finalmente descobri q merda é isso, mas resumindo: erosão glacial é quando um bloco de gelo se desmorona, é como se o bloco fosse solo, e-mail : mundomaluko_xb@hotmail.com

Anônimo disse...

me ajudou mt pra minha pesquisa

Unknown disse...

como-se faz para imprimir o texto

Allice Mariia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Allice Mariia disse...

Muiito bom amei,me ajudou muito obrigado'-'

Anônimo disse...

muito bom vou poder fazer meu trabalho de geo agora

INGRIDE PONTES disse...

E UM BOM TEXTO MAS FOGE 1 POUCO DO ASSUNTO
INGRIDE MARIA

INGRIDE PONTES disse...

E TAMBEM FALTA EROSAO FLUVIAL

Anônimo disse...

camilaaaaa quero foder sua buceta...sua gostosa do caralho

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB