A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
A reciclagem começa em casa
Toda a sociedade pode realizar a reciclagem no dia-a-dia, desenvolvendo ações simples, tais como:- separar o lixo seco de todos os restos orgânicos;
- lavar as embalagens para retirar os resíduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza;
- embalar cacos de vidro planos e de espelhos em jornal e colocar num lixo separado; faça um lixo separado para pilhas e baterias (como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos).
0 comentários:
Postar um comentário