Muammar Kadhafi, presidente da Líbia, é um ditador autoritário que impôs medidas de discordância populacional há muitos anos. Devido a estas medidas, foi proposto a ele deixar o poder, que foi recusado.
Após essa recusa, vários países: EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália, etc., se rebelaram para tirar Kadhafi do poder. Vários fatos recentes causaram a morte de militares e civis.
A ONU, junto com vários países, incluindo os já citados anteriormente, está intervindo no conflito. Porém, o seu grande objetivo não é apenas proteger os civis, mas dominar a Líbia que é um grande produtor de petróleo.
Depois de vários ataques, Kadhafi ordenou uma trégua imediata, que levou a ONU a aceitar a adoção das medidas necessárias.
Apesar de várias tentativas, a ONU e os países aliados, não conseguiram tirar Kadhafi do poder, mas persistem em tirá-lo do poder agora com mais força (armamento pesado). Mas o uso desse armamento pesado pode ter pontos positivos e negativos. Positivos como: o povo da Líbia estará livre do ditador Muammar Kadhafi e o país seguirá outro rumo. E os pontos negativos, como: a morte de militares e civis, destruição territorial, entre outros.
Bruno Paiva; Matheus Oliveira; Giuliana; Ingrid. 9ºA
0 comentários:
Postar um comentário