Isabela Duarte e Larissa Antoun / 9 ano A
As regiões polares – o Ártico a norte e a Antártida a sul – estão a passar por alterações ambientais sem precedentes, as quais terão grandes impactos sobre os povos, o clima e os ecossistemas de todo o mundo. Para os cientistas, essas regiões são as mais importantes fontes de informação para a investigação das alterações climáticas.
O Ano Polar Internacional 2007-2008 é um grande programa científico que reúne centenas de equipes de investigação de todo o mundo, para se descobrir mais acerca das alterações que estão a ter lugar no gelo, nos oceanos, nos animais e nas plantas das regiões mais frias da Terra.
As características especiais das regiões polares significam que elas têm um grande impacto no clima do planeta. Os pólos agem como as duas “fontes de frio” da Terra, absorvendo calor e influenciando as correntes oceânicas e os padrões eólicos e pluviais. As calotas polares também contêm cerca de três quartos das reservas de água doce do mundo. À medida que começam a derreter devido ao aquecimento global, libertam água adicional para os oceanos.
Fonte: http://ec.europa.eu/clima/sites/campaign/news/news03_pt.htm
0 comentários:
Postar um comentário