Consequencias Aquecimento Global

26 de fevereiro de 2011

0 comentários
URL do video: http://www.youtube.com/watch?v=HLHnw_Vaw8w

Alunos: João Vítor Cardoso e João Pedro Santos 9-B

0 comentários

Aquecimento global e alteração das regiões polares

As regiões polares – o Ártico a norte e a Antárctida a sul – estão a passar por alterações ambientais sem precedentes, as quais terão grandes impactos sobre os povos, o clima e os ecossistemas de todo o mundo. Para os cientistas, essas regiões são as mais importantes fontes de informação para a investigação das alterações climáticas.

As características especiais das regiões polares significam que elas têm um grande impacto no clima do planeta. Os pólos agem como as duas “fontes de frio” da Terra, absorvendo calor e influenciando as correntes oceânicas e os padrões eólicos e pluviais. As calotas polares também contêm cerca de três quartos das reservas de água doce do mundo. À medida que começam a derreter devido ao aquecimento global, libertam água adicional para os oceanos.

As regiões polares estão a aquecer ao dobro da velocidade do resto do mundo. Isso é especialmente dramático no Ártico, onde as temperaturas médias de algumas áreas subiram mais de 2°C desde a década de 1950, o que significa que o gelo marinho está a derreter especialmente depressa.

Segundo a NASA (a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos EUA), em apenas um ano perdeu-se uma área de gelo marinho permanente do tamanho do estado americano do Texas. As projeções demonstram que o Ártico poderá ficar privado de gelo durante os Verões da parte final deste século, com alguns a sugerirem que isso poderá já começar a acontecer a partir de 2040.

Fonte : http://ec.europa.eu/clima/sites/campaign/news/news03_pt.htm


Amanda e Isabella 9ºB



A Era do Gelo

25 de fevereiro de 2011

0 comentários


O termo era do gelo (também idade do gelo, período glacial ou era glacial) é utilizado para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos. Ao longo de uma era do gelo prolongada ocorrem períodos com clima extra frio designados glaciações. Em termos glaciológicos, o termo era do gelo implica a presença de extensos mantos de gelo tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul, e segundo esta definição encontramo-nos ainda numa era do gelo (pois tanto o manto de gelo da Groenlândia como o manto de gelo antártico ainda existem).

Coloquialmente, quando se fala dos últimos milhões de anos, "a" era do gelo refere-se ao mais recente período mais frio com extensos mantos de gelo sobre a América do Norte e Eurásia: neste sentido, a era do gelo mais recente atingiu o seu ponto alto durante o último máximo glacial há cerca de 20 000 anos

texto composto por : Carolina e Tacyana - 9º A


Derretimento de Geleiras no Ártico

0 comentários



Alunas: Bruna Barbosa e Fabiana Sousa
Série: 9ºB

0 comentários
Glaciações
As glaciações são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere, são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua.
As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminuiu, ocorreu, como consequência, o aumento das geleiras, ou seja, as baixas temperaturas provocaram o congelamento da água nos pólos aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares.
A neve e o gelo foram se acumulando nas zonas montanhosas próximas aos picos, ano após ano, até que seu próprio peso fez com que se deslocassem lentamente, provocando grandes alterações de relevo no caminho por onde passam — formando profundos vales em forma de U, chamados fiordes, e as moreias e, em zonas mais quentes, quando foram se derretendo e formando a cabeceira de um rio ou dando origem aos lagos glaciais.
Outra consequência foi o rebaixamento eustático do nível dos mares devido à retenção de água nos pólos. O mar se afastou da linha da costa, das praias, por exemplo, expondo grandes extensões de terra e ligando ilhas e continentes entre si, formando as chamadas pontes terrestres.
Fonte : Wikipédia

Aquecimento global

0 comentários

O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.
Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.
O aquecimento global também acarreta mudanças climáticas, o que é responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo. Só no ano passado, uma onda de calor que atingiu a Europa no verão matou pelo menos 20 mil pessoas. Os países tropicais e pobres são os mais vulneráveis a tais efeitos.
Dário Júnior e Luis Rodolfo 9ºB

Correntes Oceânicas

0 comentários
As águas de superfície dos oceanos estão em constante movimento. As águas oceânicas que possuem em seu movimento uma direção razoavelmente constante fazem parte das chamadas correntes oceânicas.
As correntes não são homogêneas quanto à suas características e origem, elas podem ser: correntes quentes e correntes frias.
Correntes quentes: formam-se na zona intertropical, próxima à Linha do Equador, e movimentam-se em direcção às zonas polares.
Correntes frias: formam-se nas zonas polares e movimentam-se em direção à região equatorial.
As principais correntes marinhas do mundo são: a corrente do golfo, que se move no sentido sul-norte pela costa oeste dos EUA e depois pela Europa, a corrente do Brasil, que se move no sentido sul-norte pela costa brasileira, a corrente de Humbolt, que se move pelo oceano pacífico e, que está relacionada com o acontecimento do efeito “El-Ninõ”, e a corrente de Bengala, que se move no sentido oeste-leste na direção do Oceano Índico.
 Fonte do texto:
http://www.infoescola.com/geografia/corrente-maritima/

Ingrid Nunes e Daniele Ribeiro 9°ano A

Como combater e prevenir o aquecimento global?

24 de fevereiro de 2011

0 comentários

Como combater e prevenir o aquecimento global?

Este é um dos problemas maiores e mais preocupantes que atinge o mundo inteiro, mas pode até ser minimizado, em grande medida, se eliminar as causas que estão na sua maioria porefeitos dos seres humanos. A responsabilidade de prevenir o aquecimento global reside tanto no individual, bem como dos estados.

Em níveis individuais, nós podemos mudar nossas práticas minimizando o uso de combustível com base fóssil, reduzir o consumo de eletricidade por meio de aparelhos energeticamente eficientes. As poluições dos veículos podem ser minimizadas utilizando o sistema de transportes públicos. O objetivo do núcleo é gerar o aquecimento global sob controle, restringindo a liberação de dióxido de carbono e calor, diminuindo gases com efeito estufa no meio ambiente.

Uma grande quantidade de dióxido de carbono é liberada por ano em países desenvolvidos como o Canadá e E.U. Isso também pode ser imediatamente reduzido, tornando-se eficientes em termos energéticos, reduzir o uso de petróleo, carvão e gasolina são consideradas maneiras mais eficazes de prevenir o aquecimento global.

Dirigir menos usando os transportes públicos, a pé ou de bicicleta pode salvar o meio ambiente da poluição. Reciclagem de produtos o máximo possível, comendo comida e refeições vegetarianas, pintura de sua casa em cor clara, compra de certificados de energia, bem como compensações de carbono são algumas das maneiras de impedir o nosso belo planeta Terra do aquecimento global desastroso.

Porém, além destas existem muitas maneiras de impedir o aquecimento global. Começar agora e segui-lo com determinação algumas destas regras poderá produzir os resultados desejados para todos.

Isadora e Mariana 9ºA

http://sobretudo.org/como-combater-e-prevenir-o-aquecimento-global.html



Glaciação

0 comentários

Glaciação

Causas: Em outra ordem das coisas, sabemos que, se a temperatura do planeta subisse, poderia ocorrer uma catástrofe: os gelos se derreteriam e o "casquete" polar antártico emergeria ao ver-se livre do peso da massa gelada. Isto traria como conseqüência uma subida do nível das águas acima dos 400 metros, reduzindo a quase a metade o volume de terras habitáveis.

Efeitos: Os efeitos são os derretimentos do gelo nos pólos, aquecimento global...

http://www.esoterikha.com/grandes-misterios/causas-fim-mundo/gelo-glaciacao-terceira-guerra.php

Alunos:Luiz Pablo e Salomão

Serie:9ºC

Aquecimento Global

23 de fevereiro de 2011

0 comentários
Thalyta e Renata 9 ano D

Correntes Oceânicas

0 comentários

Os efeitos no clima e no mundo Correntes oceânicas, definição segundo o dicionário da língua portuguesa online:

Corrente
adj. 2 gén.
1. Que corre.
2. Que vai correndo ou passando.
3. Reinante, predominante.
4. Usual, habitual.
5. Fácil.
6. Prático, expedito.
7. Que é seguido ou crido pela maioria.
8. Que tem trato do mundo.
Oceânica
adj.
Do oceano; que vive no oceano; da Oceânia.

Fonte: www.priberam.pt

As correntes sempre estão em movimento, há correntes quentes e frias, rápidas e lentas.
As correntes oceânicas além de ajudar os animais a se transportar de um lugar a outro, pode os separar, por exemplo, um filhote de baleia ou tubarão, entra sem querer em uma corrente forte, se perde e acaba morrendo sem proteção.
Apesar de estudos antigos sugerirem que as vespas marinhas se locomovem aleatoriamente seguindo correntes oceânicas como todas as espécies de águas vivas, estudos recentes mostram que estes animais apenas utilizam as correntes marinhas como ferramenta para chegarem ao local desejado, de maneira racional. Elas conhecem as correntes oceânicas (não se sabe como) e as utilizam para chegar ao destino escolhido, quando decidem ir para um lugar diferente deixam de seguir a corrente e aguardam a chegada de uma nova corrente que as leve ao lugar para onde querem ir, caso mudem de idéia no caminho, ficam novamente estacionadas, mas não seguem as correntes aleatoriamente.
Fonte: http://genesecriacionismo.blogspot.com/

Alunos: Fernando de Freitas e Paulo Henrique Marques Martins 9ºC

0 comentários




fonte:



Ambientes passados e seu registro no gelo

0 comentários

Ambientes passados e seu registro no gelo

Bruno Rassi e Vitor Augusto 9 ano D

A Terra teria tido o início da sua formação há aproximadamente 4,6 bilhões de anos (esse número hoje é calculado com maior exatidão: 4,567 bilhões de anos) através de uma nuvem de gás e poeira (disco protoplanetário) em rotação, que deu origem ao nosso Sistema Solar. A vida começou na terra há pouco mais de 3,5 bilhões de anos, no periodo Arqueano, pois se são encontrados vestigios de vida nesse período, sua formação deve ser, necessariamente, anterior.

No começo, tudo na terra era rocha derretida, que, depois de algum tempo, se solidificou e formou a superficíe terrestre. Naquela época havia muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da terra era tóxica. Houve um grande periodo de chuvas, que durou milhões de anos, e as partes de terra que ficaram emersas formaram os continentes.

Com o passar dos anos o gelo teve uma grande interferência no nosso planeta, formando a era glacial que corresponde a um longo período de tempo geológico em que grande parte do planeta, ao adquirir temperaturas muito baixas, fica coberta de gelo e neve.

O gelo causa muitas interferências na terra, seu derretimento pode até trazer muitos danos ao nosso planeta,aumentando o nivel dos mares e provocando outros fenomenos .

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_da_vida_e_fora%C3%A7%C3%A3o_da_Terra

Aquecimento Global

0 comentários

Fonte: www.charges.com.br

Hot Pinguins

0 comentários

Fonte: www.charges.com.br

Garota Ecologicamente Correta

0 comentários

Fonte: www.charges.com.br

Parceiros: Obama e Aquecimento

0 comentários

Fonte: www.charges.com.br

0 comentários
Salvando...
Vitoria Inoue e Ana Julia Borges / 9 ano D

Aquecimento global e alteração das regiões polares

0 comentários

Isabela Duarte e Larissa Antoun / 9 ano A

As regiões polares – o Ártico a norte e a Antártida a sul – estão a passar por alterações ambientais sem precedentes, as quais terão grandes impactos sobre os povos, o clima e os ecossistemas de todo o mundo. Para os cientistas, essas regiões são as mais importantes fontes de informação para a investigação das alterações climáticas.

O Ano Polar Internacional 2007-2008 é um grande programa científico que reúne centenas de equipes de investigação de todo o mundo, para se descobrir mais acerca das alterações que estão a ter lugar no gelo, nos oceanos, nos animais e nas plantas das regiões mais frias da Terra.

As características especiais das regiões polares significam que elas têm um grande impacto no clima do planeta. Os pólos agem como as duas “fontes de frio” da Terra, absorvendo calor e influenciando as correntes oceânicas e os padrões eólicos e pluviais. As calotas polares também contêm cerca de três quartos das reservas de água doce do mundo. À medida que começam a derreter devido ao aquecimento global, libertam água adicional para os oceanos.

Fonte: http://ec.europa.eu/clima/sites/campaign/news/news03_pt.htm

Um pouco mais sobre: Aquecimento Global

0 comentários
Aquecimento Global-Mudanças Climáticas 
Até pouco tempo atrás restrito a círculos científicos, o termo  aquecimento global passou a ser usado por muita gente - mesmo por quem não entende plenamente o que ele significa. O inverno foi quente? Culpa do aquecimento global. Caiu uma tempestade? É o aquecimento global. O calor está de rachar? Aquecimento global. Mas o que é o aquecimento global? É um aumento significativo da temperatura média da Terra em período relativamente curto, em razão da atividade humana.
Uma elevação da temperatura do planeta de 1° Celsius ou mais ao longo de 100 ou 200 anos caracteriza o aquecimento global. Aumento de 0,4° C num século já é algo considerável - e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas avalia que ao longo do século passado a temperatura média da superfície da Terra tenha subido de 0,4° C a 0,8° C.


Fonte:http://saberpensar.jimdo.com/aquecimento_global_e_mudanyas_climyyticas.php

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

0 comentários

Estes são alguns dos efeitos causados pelo aquecimento global:


O desmatamento e erosão estão se agravando cada vez mais, sendo assim, os reservatórios de água diminuirão constantemente, tendo como conseqüência o aumento de áreas desertas. E agora com o avanço da temperatura global, em certas áreas será praticamente impossível de se viver. Mesmo o ser humano podendo se adaptar conforme as necessidades, isso trará um desequilíbrio monstruoso, fazendo com que várias espécies de animais e plantas sejam extintos.
As calotas polares estão se descongelando, fazendo com que o nível do mar suba até 4,9 metros, cobrindo todas as áreas litorâneas do Brasil.
A chance de ter furacões no Brasil é praticamente inexistente, mas com a situação caminhando para esse lado, isso não será mais instinto no Brasil. Principalmente na região Sul.
Na região de São Paulo e proximidades ocorreram um terremoto de 5.2 na escala Richter.
Todos esses efeitos são conseqüência do aquecimento global, sendo assim, temos que solucionar esse problema o mais rápido possível. O que adianta ter riquezas, se seus posteriores descendentes não estarão vivos para desfrutar?



Fonte: http://007blog.net/os-efeitos-do-aquecimento-global-no-brasil/

Salvem o Artico

1 comentários
Lucas e Heitor 9 ano D

Fonte:

http://www.ecologiaverde.com/los-planes-nucleares-de-rusia-en-el-artico/

http://www.bailandoconloboss.blogspot.com/

http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?titulo=Aquecimento_global_continua_com_reflexos_no_Artico_e_na_Africa&posic=dat_20061117-090526.inc

http://ameasuapraia.blogspot.com/2010/05/greenpeace-vai-ao-artico.html

http://cova-do-urso.blogspot.com/2010/07/roteiro-de-sonho-antartida-o-continente.html

http://simonejeepeira.blogspot.com/2008_11_01_archive.html

http://www.gargalhadasonline.com/iceberg-gigante-se-rompe-e-ameaca-mudar-correntes-maritimas/

http://veja.abril.com.br/saladeaula/300708/p_06.shtml

http://informacaoesociedade.blogspot.com/2010/01/aquecimento-global-urso-polar.html

http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=15280

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/urso-polar-3.php

http://twitter.com/maispositivo

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aurora-boreal/aurora-boreal-aurora-boreal-3.

http://www.ecologiaverde.com/los-planes-nucleares-de-rusia-en-el-artico/

http://www.bailandoconloboss.blogspot.com/

http://www.apolo11.com/mudancas_climaticas.php?titulo=Aquecimento_global_continua_com_reflexos_no_Artico_e_na_Africa&posic=dat_20061117-090526.inc

http://ameasuapraia.blogspot.com/2010/05/greenpeace-vai-ao-artico.html

http://cova-do-urso.blogspot.com/2010/07/roteiro-de-sonho-antartid








 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB